terça-feira, 22 de maio de 2007

Agora é a vez dos molhos!

Como vocês podem perceber, estamos passando por uma fase bastante culinária. Pode ser uma espécie de despedida, porque a partir do mês que vem entramos na academia e teremos que andar um pouco mais na linha e parar de comermos tantas porcarias.
Fiquem de olho no molho
A história dos molhos vem de muito longe! Quando o homem primitivo desceu das árvores para mudar a sua alimentação, até então composta de frutas e folhas, ele aprendeu a caçar abatendo amimais selvagens. Neste estágio, o homem se tornou um assador, jogando as suas caças em fogueiras e criando conseqüentemente o churrasco, durante a Era Paleolítica.
Tempos depois ele resolveu fazer panelas com a terra que coletava em seus caminhos. Com esse invento, de pura intuição, foram naturalmente criados os molhos, pois carnes, peixes e aves preparados dentro de uma panela, geram caldos, fundos de panelas e molhos. Isto aconteceu na era Neolítica.
Percebe? Os molhos já existem há milhares de anos. Por isso, quase tudo na cozinha contemporânea precisa da preparação de um bom molho. Eis a importância dos molhos. Eles tornam as comidas mais gostosas e mais bonitas, além de protegê-las de algumas imperfeições e valorizar seu conteúdo.

Nenhum comentário: